quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dia Mundial do Origami

Hoje vou falar um pouco sobre o origami, este post esta um pouco atrasado, mas, como dizem antes tarde do que nunca..rsss (muito trabalho, por isso a falta de tempo).
O origami entrou na minha vida a pouco tempo + ou - a uns 7 meses, em um momento pessoal muito dificil,
eu estava a navegar na net a procura de algo especial pra enviar de presente e quando vi o Tsuru me apaixonei, foi amor a primeira vista e pensei preciso aprender, devido ao seu significado era exatamente o que eu procurava, e foi assim que começei a amar esta arte milenar.
No começo foi muito dificil e ainda é , como eu nunca tinha dobrado nada, os diagramas me pareciam (e ainda parecem...rss) algo do outro mundo e fui procurar no "santo" youtube algum video e me deparei com os belissimos kusudamas e foi amor demais e fiquei doida querendo aprender.
E hj ja me arrisco em dobrar alguns (desde que tenha video claro..rss) e sendo eu uma completa leiga nesta arte a cada dia que passa me apaixono mais e a vontade de aprender cresce a cada dia, a cada nova dobra.
E é isso pessoal, o origami me ensinou muita coisa nova e esta mudando a minha vida, me enchendo de novos conhecimentos e amigos mesmo que "virtuais" e agradeço de coraçao cada um de vcs que veem aqui no meu cantinho e me deixa seus carinhosos recadinhos é uma alegria cd um deles.

Agora um pouco da historia do Origami e seu significado.

O dia mundial do origami é comemorado em 24 de Outubro, nos EUA, e em 11 de Novembro, no Japão. Assim chamamos o período de 24/10 a 11/11 de World Origami Days.
Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra vem do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica “origami”. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes,  sem cortar o papel.
As várias formas de se dobrar papéis possuem diferentes siginificados no Oriente. No Japão, o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade, e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, siginifica boa sorte, felicidade e saúde. Diz ainda uma lenda que quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados.


Este papel com ideogramas pode ser baixado no blog do Marcelo, uma maravilha de 
projeto que ele fez junto com outros origamistas, não deixem de 
conferir.


As fotos não estao legais porque foi de celular to sem minha maquina de novo
Em homenagem ao Dia do Origami, fiz estes tsurus para presentear os professores da minha filha e
farei mais para presentear os amigos desejando a todos, longevidade, felicidade, saude, paz e amor


Baixe o diagrama  do papel aqui
Video do Tsuru aqui

3 comentários:

  1. Oi Angela, tudo bem?

    Nossa, sua história com o origami é muito legal. E acho a sua dobra muito boa....tem certeza que aprendeu a 7 meses?

    Legal, vc se envolver e continuar dobrando. Legal o seu amor pela arte. E muito legal o seu blog.

    Tenha um excelente dia e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Não está atrasada não, a comemoração se estende até dia 11 de novembro...
    Feliz dia do Origami!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo,

    É sim, faz pouco tempo que começei a dobrar e olha que é dificil viu, aqui na minha cidade não tem aula nem nada sobre origami, ai ja viu, santo Youtube..rsss, e claro a paciencia da Dri do blog Luar da Mandala, qd não consigo me resolver encho a Dri no msn..rss

    Oi Dri,

    Obrigada e pra vc tb muitas dobras

    Bjs

    ResponderExcluir